OFICINA DA TROUPP

O CORPO E SEU POTENCIAL IMAGÉTICO

                         

 

OBJETIVO DA OFICINA

A Troupp Pas D’argent tem como foco de trabalho o corpo. Para isso, realiza uma atividade ampla e contínua, que exige do ator um estado permanente de pesquisa e formação. A encenação significa para o grupo, um espaço aberto às experimentações, à pesquisa da linguagem cênica e ao aperfeiçoamento das técnicas do ator.

A companhia possui em suas pesquisas importantes referências de commédia dell'arte italiana, contato-improvisação, teatro gestual, pantomima, clown e arte circense.

A mistura de diversas linguagens e idéias corporais, alimentará o corpo do ator em seu limite emocional e plástico.

Na oficina “O corpo e seu potencial imagético” será construído um trabalho baseado no corpo e suas formas de expressão através de uma dramaturgia gestual, abordando a comicidade e a dramaticidade do gesto.

O objetivo desta oficina é possibilitar ao ator trabalhar a partir de partituras corporais desenvolvidas pelo próprio, passando por um processo de lapidação das ações, de pesquisa de movimento, do jogo e da imaginação. As atividades que serão realizadas estimulam a consciência corporal, o equilíbrio, a precisão dos movimentos, o rigor gestual e a fluidez das ações.

 

 

TROUPP

A Troupp Pas D’argent, é uma companhia de teatro de pesquisa do Rio de Janeiro, que atua há sete anos e já recebeu importantes estímulos a sua atividade de investigação corporal através de recebimento de prêmios e indicações, como a indicação ao Prêmio Shell 2008 na Categoria Especial do Júri pela Pesquisa de Movimento do espetáculo “Cidade das Donzelas”, o recebimento do Prêmio Europeu Compasso di Argento Italiano 2010, em Nápoles/Itália e do Premio Lukas Award de melhor produção teatral latino-americano em Londres/Inglaterra no ano de 2012, pelo espetáculo “Holoclownsto”. E em 2014, estreou o terceiro espetáculo de seu repertório: “Morro da Ópera” no Espaço Sesc Copacabana.

A companhia possui cinco integrantes, formados em diferentes ramificações da arte: teatro, circo, cinema e literatura. A principal característica do grupo é explorar novos territórios, através de uma detalhada pesquisa corporal, investigando novas linguagens a cada espetáculo.

   

 

HISTÓRICO DA OFICINA

A Troupp Pas D’argent ministra oficinas para atores desde 2008, abordando aspectos das linguagens corporais pesquisadas durante os processos de construção de seus espetáculos. A oficina já circulou por diversos estados brasileiros e também no exterior: Chile (2009), Itália (2010) e Inglaterra (2012).

No ano de 2008, a TROUPP trouxe essa experiência de forma filantrópica para os estudantes de Teatro do Colégio Estadual Visconde de Cairu no subúrbio do Rio de Janeiro, abrindo uma oportunidade de conhecimento artístico para estes jovens artistas.

Em Janeiro de 2009, a companhia embarcou para o CHILE, onde contribuiu para ELAP, projeto popular de democratização da arte, executando sua oficina para crianças e adolescentes em diversas periferias e comunidades carentes do país. Este projeto de intercâmbio cultural contou com a participação de companhias da América Latina e Europa, fazendo deste encontro uma importante ferramenta para fusão de uma arte sem barreiras.

De volta ao Brasil ministrou no mesmo ano a oficina para artistas profissionais no Teatro Sesi, no centro da cidade do Rio de Janeiro e foi convidada pela Prefeitura e Secretaria de Cultura do Rio  para ministrar a Oficina em diversos bairros da região.

Já em 2010, o grupo levou este trabalho para Cachoeiro de Itapemirim - Espirito Santo, onde por convite da prefeitura e diretoria artística do Teatro Municipal Rubem Braga, ministrou diversas oficinas para a Cooperativa de Atores e Companhias da cidade.

Em Junho de 2010 a Troupp embarcou para Europa, e além de apresentar seu espetáculo na Itália (Napoli e Genova), ministrou sua oficina para crianças e adultos em Genova, no Festival SUQ – Festival Internacional da Cultura Mundial, um encontro de arte e gastronomia de países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.

No mês de Setembro, a Troupp ministrou a Oficina para atores no SESC Tijuca.

Em 2011 levou a oficina para São Paulo – Barueri.

Em 2012, ministrou sua oficina em Londres/Inglaterra para atores no Festival Latino Americano CASA 2012. E também levou a Oficina para Belo Horizonte/MG ministrando-a para estudantes de teatro no FETO - Festival Estudantil de Teatro de BH. No mesmo ano, a oficina foi levada ao nordeste brasileiro em duas ocasiões, no VIII Festival Nacional de Fortaleza/CE e no 3º Festival Popular de Teatro de Fortaleza.

Em 2014, a oficina foi ministrada para atores e estudantes de teatro no Espaço Sesc Copacabana nos 14, 16 e 18 de julho.

Em 2016, a oficina será ministrada para atores e estudantes de teatro no Caixa Cultural Rio de Janeiro nos dias 8, 15, 22 e 29 de Junho.

 

Carga horária:

* Um dia de 4h (Básico)

* Três dias de 4h (Intermediário)

* OFICINA PROLONGADA (Avançada)

 

Exigências:

1 – Os inscritos devem ir com roupas largas e confortáveis.

2 – Um aparelho de som

3 – Espaço de no mínimo 6M X 6M e 3M de Altura.

4 – Chão liso e limpo.

5 - Total de 20 alunos

Publico Alvo: Atores, estudantes de teatro.

 

Contato:. troupppasdargent@yahoo.com.br

Orlando Caldeira - +00 55 (21) 997845084


Pedro Henrique